20 de fev. de 2011

TREINAMENTO CBSP e HUET

SEGURANÇA NAS PLATAFORMAS.



Embora os acidentes que ocorreram talvez tenham deixado uma imagem que a segurança na indústria do petróleo, principalmente de E&P, seja falha a realidade não é bem assim. Existe sim uma grande preocupação com a segurança em plataformas.

Um exemplo disso, são os constantes simulados de emergência que ocorrem. Não é um simulado que vá te testar de maneira eficaz, pois é tudo muito tranquilo, porém já é bom para saber se o sistema de identificação de pessoal está funcionando, relembrar à tripulação como deve proceder em casos de emergência e etc. Além disso, cada centímetro de parede em plataformas é sinalizado. Para todo lugar que você olha você encontra uma sinalização de segurança, o que é muito bom, pois assim você não fica perdido e sem saber o que fazer caso você esteja trabalhando na hora de um alarme.

Outro ponto muito importante na segurança em plataformas, é a maneira que as empresas operadoras tratam a questão da saúde do trabalhador. Sempre que ocorre um acidente, chega a ser chato de tanta burocracia que as empresas têm que responder para averiguar o acidente ocorrido, desde o histórico profissional da pessoa acidentada até o parentesco dele.


TREINAMENTOS DE SEGURANÇA.

Não sei se todos sabem, mas para trabalhar embarcado, é obrigatório ter curso o certificado de CBSP (Curso Básico de Segurança em Plataforma) e algumas empresas exigem também o de HUET (Curso de Escape de Helicóptero Submerso).

Para as pessoas que vão compor a equipe de segurança é necessário treinamentos mais avançados, como de Brigada de Incênciao. Essa equipe é formada pelas próprias pessoas da área de segurança como o Técnico de Segurança por exemplo, e também por outras pessoas, de outras funções que estejam treinadas para tal finalidade.

A seguir um pouco mais sobre os cursos:

CBSP - Cursos Básico de Segurança em Plataforma.

O CBPS é certificado pela Marinha e é regido de acordo com a NORMAM 24 da Diretoria de Portos e Costas (DPC), pela Resolução IMO (Organização Marítima Internacional) A.891 (21) e pela STCW 78/95. e tem por objetivo, segundo site da Falck Nutec, Preparar com teoria e prática, os profissionais para situações de emergência de abandono, reduzindo riscos de acidentes abordo de embarcações off-shore.


O curso é dividido em 4 módulos, são eles:

•Módulo 1 - Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Procedimentos de Emergência (TSP/P)
•Módulo 2 - Prevenção e Combate à Incêndio (PCI/P)
•Módulo 3 - Primeiros Socorros Elementar (PSE/P)
•Módulo 4 - Segurança Pessoal e Responsabilidade Social (SPR/P)
O curso tem duração de 32 a 40 horas, dependendo da instituição, ou 1 semana e é dividido entre aulas práticas e teóricas.




TREINAMENTOS DE SEGURANÇA.

2 comentários: